16/10/2023

Diferença entre recibo e nota fisca

contabilidade economia empreendedor Empreender empreendimento Gestão Empresarial Notas fiscais

Contabilidade Cruz
Você sabe qual é a diferença entre recibo e nota fiscal? Esses dois tipos de documento costumam ser entregues em transações comerciais e, por isso, muita gente os confunde.

Mas, na prática, cada um deles tem o seu objetivo e o seu momento para ser emitido. E se você ainda não sabe qual é exatamente a função de cada um e nem quando eles devem ser usados, chegou ao lugar certo.

Entenda o que é um recibo

O recibo é um comprovante de pagamento e recebimento. O seu principal objetivo é assegurar os direitos e deveres das duas partes envolvidas em uma negociação – quem comprou e quem vendeu.

O uso mais comum do recibo é quando uma dívida é quitada. Outro uso comum é para a prestação de contas de pessoas físicas ao Fisco. Na hora de declarar o Imposto de Renda, é preciso usar o recibo para comprovar a contratação de serviços de saúde e educação, por exemplo, que podem ser deduzidos desse imposto.


Entenda o que é uma nota fiscal

A Nota Fiscal é um documento que indica a transferência da posse de um bem para outra pessoa ou empresa, além de funcionar como um registro da transação. 

A Nota Fiscal também é usada para a apuração de impostos, isso porque, sempre que esse documento é emitido, incidem impostos sobre a transação. É por isso que vender sem emitir Nota Fiscal é crime de sonegação fiscal – quando isso acontece, o governo não é notificado sobre a transação e não pode fazer a cobrança adequada. 

Recibo vale como nota fiscal

O recibo não vale como uma nota fiscal justamente porque não transfere para o comprador a propriedade de um item. A nota fiscal por outro lado, pode servir como comprovante de pagamento, pois, além de transferir a posse, também atesta o recebimento do valor por parte do vendedor.

Agora que você já sabe a diferença entre recibo e nota fiscal, precisa entender também que a falta ou qualquer erro na emissão desses documentos pode trazer consequências para a sua empresa, pois eles influenciam diretamente a apuração e o recolhimento de impostos.
Compartilhe este post:

Cobrança de impostos: novo sistema

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) mudou a sistemática de pagamento do chamado Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD

Leia mais

Calendário obrigações da empresa abril – 2022

Calendário obrigações da empresa abril – 2022

Leia mais

Prestador de serviço precisa ter CNPJ?

Você atua ou quer trabalhar como prestador de serviços, mas não tem CNPJ? Você acredita que todo prestador de serviço precisa de CNPJ?

Leia mais