Há um elo significativo entre a contabilidade e empreendedorismo, principalmente quando revisitamos o famoso ditado popular que todo brasileiro é um empreendedor por natureza. Afinal, quem nunca abriu uma loja familiar, e aos poucos foi evoluindo nos negócios?

Muitas empresas fecham as portas e uma das principais causas é a falta de planejamento, a ausência de capacitação sobre conteúdo do segmento e má gestão no acompanhamento de despesas e receitas, em outras palavras, problemas administrativos e contábeis. 

Há empresas que conseguem evitar essa situação com o planejamento e o gerenciamento financeiro e, também, com ferramentas motivacionais para impulsionar a demanda e resultados.


Contabilidade e empreendedorismo


A contabilidade tem o compromisso de fornecer importantes informações para a tomada de decisão do empreendedor, seja no ambiente interno e externo da empresa, e isso envolve ações estratégicas que serão aplicadas no dia-a-dia.

A relevância da relação entre a contabilidade e o empreendedorismo surge diante do cenário complexo da tributação brasileira. O mercado impulsiona as empresas a terem em mãos as informações atualizadas do setor em que se enquadra, além de conhecer as regras contábeis e fiscais específicas e possíveis riscos de fechamento. 

Assim, o escritório de contabilidade é uma empresa que deve atuar através de estratégias específicas para cada segmento de seus clientes, estes que por sua vez esperam por resultados positivos e redução nos gastos. 

A contabilidade é um instrumento de gerenciamento que ajuda empreendedores a organizarem o planejamento fiscal do negócio, como também a escolha pelo melhor regime tributário, manter em dia suas obrigações perante o governo, e a administrar seus negócios de modo mais eficiente.

A contabilidade também auxilia na organização das rotinas da empresa, sua estruturação fiscal, contábil e na mensuração de seu retorno financeiro e influencia diretamente na dinâmica de identificação dos problemas, oportunidades e investimentos nos recursos e competências para criação de um negócio ou um projeto capaz de alavancar as mudanças.
Compartilhe este post:

Como abrir um CNPJ sem sócio

E empreender por conta própria?

Leia mais

IR 2021: Como casais divorciados devem declarar

Contribuintes divorciados – e que tenham filhos – podem deduzir os gastos que tiveram com esses dependentes na declaração do Imposto de Renda (IR).

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa, Julho 2022

Calendário de Obrigações da Empresa JULHO – 2022

Leia mais