07/11/2022

Como funciona a contratação terceirizada?

contabilidade empreendedor Empreender empreendimento Empresário equipe Gestão Empresarial liderança Negócio Santa Catarina Tijucas

Contabilidade Cruz
A terceirização é o processo pelo qual uma empresa contrata um ou mais funcionários de outra empresa para realizar determinados serviços. Essa forma de contrato é amplamente utilizada por empresas que buscam reduzir custos trabalhistas ou necessitam de serviços que vão além do seu setor econômico.

Existem muitas opiniões sobre contratar funcionários terceirizados. Alguns argumentam que a terceirização de determinadas atividades proporciona às empresas maior flexibilidade e agilidade em alguns casos, enquanto outros argumentam que a terceirização diminui os direitos trabalhistas dos profissionais que atuam nesse sistema de trabalho.

Para facilitar o entendimento deste assunto acompanhe esse artigo que contém tudo o que você precisa saber sobre terceirização.

O que é a terceirização?

A empresa tomadora de serviço, ou seja, a que contrata o funcionário terceirizado, se beneficia da mão de obra e não precisa ter vínculo empregatício com o trabalhador, pois a empresa prestadora dessa mão de obra assume tais questões. Enquanto isso, os profissionais contratados no regime de terceirização só têm compromisso com a empresa contratante pelo tempo de duração do trabalho a ser executado.

Vantagens de contratar um funcionário terceirizado

As opiniões sobre terceirização são amplamente divididas. Os principais pontos positivos a respeito da terceirização de funcionários são:
  • Menos burocracia e mais trabalho: muitos defensores da terceirização argumentam que o processo permite que as empresas contratem mais trabalhadores mais rapidamente, o que ajudará a reduzir o desemprego no país.
  • Foco e Produtividade: Ao contratar profissionais para realizar serviços não relacionados às atividades principais da empresa, como limpeza e monitoramento, todos os esforços da empresa são direcionados para a melhoria de seus próprios produtos e serviços.
  • Custos reduzidos: Sem ter que se preocupar com os custos associados à contratação e demissão desses profissionais, as empresas contratantes podem substituir os funcionários que não estão desempenhando suas funções conforme o esperado de forma mais prática e barata.
De toda forma, é importante que as empresas que desejam contratar funcionários terceirizados se mantenham atentas às regras que organizam este regime de admissão, pois isso ajuda a evitar problemas legais com o trabalhador e com a empresa prestadora de serviços.

Precisa de mais informações sobre esse assunto? 
Entre em contato com a nossa equipe.
Nosso time de especialistas está preparado para auxiliar você na melhor tomada de decisão!! 

Fonte: jornalcontábil
Compartilhe este post:

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa? Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

Leia mais

Disposições ao MEI transportador autônomo

Foi publicada no DOU a Resolução CGSN nº 165, de 2022, alterando a Resolução CGSN nº 140, de 2018, para incluir as disposições relativas ao MEI com atividades de Transportador Autônomo de Cargas.

Leia mais

Dicas para organizar melhor seu fluxo de caixa.

Quer saber de a sua empresa está apresentando lucro ou prejuízo? Ter um fluxo de caixa organizado ajuda a evitar que sua empresa tenha despesas desnecessárias, e a cumprir suas obrigações financeiras da maneira correta.

Leia mais